10 dicas para economizar no seu casamento

0

Olá noivinhos e noivinhas!

Sabemos que organizar um casamento não é nada fácil.
Para ajuda-los, preparamos as dicas abaixo para economizarem e além disso, realizarem o sonho do casamento perfeito, pois os detalhes e boas dicas, fazem toda a diferença.

1) Antecedência é o segredo para economizar

Planejar e contratar fornecedores com uma boa antecedência é o passo mais certo para quem quer casar, ainda mais se você quer reduzir os custos do casório. A escolha do local e o buffet com bastante antecedência é uma forma de economizar porque você pode ir pagando aos poucos. Importante dizer também que a escolha do dia e da época também reduz o orçamento. Dias de semana são menos competitivos que os finais de semana. Se for pela manhã ou tarde, melhor ainda. Ah, considere o inverno, tá! Já que é a estação que menos tem casamentos.

planeje_casamento_antecedencia

Outra forma de economizar é diminuir o tempo da celebração, ao invés de uma festa com 6 horas de duração, você pode reduzir para 4 a 5 horas, se o casamento for bem simples.

 

 

 

2) Cerimônia e recepção no mesmo lugar

Juntar os dois eventos no mesmo lugar tem muitas vantagens. Além da economia em decoração (que é uma despesa bem pesada), os  convidados não vão precisar se deslocar de um local para o outro. Também  é uma ideia bacana para os casais mais modernos.  Muito mais prático, não é verdade?

mini_wedding18

3) Aluguel do espaço, buffet e decoração

Vale optar por uma empresa de referência no mercado que disponibilize esses 03 serviços em um único contrato. Apesar de o contrato ficar bem mais complexo, tendo em vista as especificidades, a economia pode ser considerável.

espaco_buffet_decoracao_casamento18

Considere contratar uma empresa do seu bairro para facilitar o deslocamento dos convidados. Mas antes de bater o martelo, pesquise, visite, fotografe, imagine todo um projeto junto com a organizadora do casório (se você tiver) ou noivo. É superimportante você conhecer o trabalho da empresa para não ter surpresas desagradáveis. Apesar de seu uma boa dica, é difícil encontrar empresas que ofereçam esses 03 serviços com excelência.

 

4) Operação “vestido dos sonhos”

Comprar um vestido pode aumentar muito os gastos do casório. Por que não investir em aluguel? Assim a despesa diminui bastante e você pode gastar com outras coisas.

operacao_vestido_noiva18

Agora se você quer algo só seu, que tal  escolher um vestido simples e transformá-lo em uma peça exclusiva? É bem comum vermos noivas mais modernas customizarem o traje, deixando a peça com cara de vestido de noiva, algo feito sob medida, cheio de personalidade.

 

 

 

 

5) Lista

Selecione as pessoas mais importantes de sua vida e a do seu parceiro(a), como familiares e amigos próximos. O mini wedding é a tendência do momento, e claro, algo intimista deixa tudo mais especial, já que você terá mais facilitada para acertar em todos os detalhes com muita perfeição.

 

6) Convites

Após fechar a lista, pense na possibilidade de criar seu próprio site ou blog com o famoso save the date, lista de presentes, mural de recados, história do casal e muito mais. Faça tudo isso  pela internet, assim você economiza e muito, já que é de graça!

 

7) Decoração

Por que não optar por flores da estação? Elas são mais baratas que as outras. Também pense em acrescentar mesas maiores, para reduzir a quantidade de centros de mesa.

Depois de escolher o tema, você tem que procurar por uma empresa que fornecerá toda a elaboração do projeto, dando total assistência antes, durante e após o evento.

No caso da cerimônia ser em um local aberto e da recepção ser em ambiente fechado, nada de diferenciar os locais. A decoração deve ter harmonia  entre os ambientes para que um não tenha um contraste.

Aproveite bem o cenário, as cores naturais e os elementos presentes. Imagine uma cerimônia em um jardim, onde as flores da estação transformam a celebração em algo ainda mais mágico e delicado. Quem não gosta? Incrível!

casamento_mini-wedding

Ah, vale conferir a previsão do tempo com certa antecedência, no caso de escolher um local aberto, para evitar aqueles probleminhas, como possíveis chuvas.

 

8) Comes e bebes

Dá para criar um belo menu gastando pouco? Sim! Pra começar, saber a quantidade de convidados é essencial.

Outra dica é pensar no cardápio de acordo com o horário. Na parte da manhã, que tal um belo café da manhã, com frutas, sucos, bebidas refrescantes, mesa de doces e salgados. Pode ser simples, mas é o ideal. E fica bem elegante!

comes_bebes_casamento

Se o seu casamento for na parte da tarde, por que  não um almoço?! Algumas opções no menu são mais baratas que as demais. Frangos e massas são mais econômicas. Se preferir casar na parte da noite, um coquetel ou jantar é uma opção sofisticada e suficiente para o casório. Invista em frutas da estação ao invés de doces mais elaborados, caso faça seu casamento no verão. No inverno, o fondue tem aquela pegada requintada e saborosa.

Já as bebidas precisam ser variadas, pois há crianças, adolescentes e adultos em um mesmo local. Água, sucos, bebidas quentes, cerveja e drinks podem entrar no menu.

E quanto ao bolo? Uma opção mais barata é o bolo fake. Ele é todo estruturado, podendo ser personalizado conforme o seu gosto. Ele vai aparecer na mesa principal para a tradicional foto dos noivos. Mas para servir, você pode pedir para fazer dois bolos simples, sem decoração, para os convidados.

 

9) Música, fotografia e filmagem

Na festa, não pode faltar música, né?! Então, há duas opções bem legais: a contratação de um DJ ou uma banda. Parece ser caro, mas não é. Sabendo negociar, tudo fica mais fácil.

O DJ pode elaborar uma playlist escolhida a dedo pelos noivos, selecionando as músicas que marcaram as fases do namoro, noivado e casamento. Já a banda ao vivo, pode ter o seu próprio repertório com  músicas dos anos 80, 90 ou de bandas consagradas.

Já na parte de fotografia e filmagem, é sempre bom ter recomendações. Saiba escolher a dedo o profissional, pois tem muito “picareta” no mercado e o barato pode sair caro.

Peça para seus convidados que também registrem o dia do casório. Como hoje os smartphones estão com câmeras mais potentes, os cliques espontâneos ficam incríveis e podem até entrar para o seu álbum de fotos.

Ah, e se possível, crie uma hashtag (#) para que as pessoas compartilhem nas redes sociais esse momento especial. Um serviço super bacana é disponibilizar um totem fotográfico para imprimir as fotos postadas pelos convidados no Instagram com a hastag (#) do casamento.

Outro serviço bacana e também inovador é o espelho mágico.

espelho mágico

Esse serviço possibilita que os convidados sejam fotografados em frente a um espelho e as fotos são impressas em poucos segundos.

Os espelhos mágicos mais sofisticados utilizam câmeras e equipamentos fotográficos profissionais, com isso, as fotos ficam maravilhosas.

 

 

 

10) Lembrancinhas

As lembrancinhas são necessárias, porém as mais elaboradas são um pouquinho mais caras. Em um casamento com orçamento reduzido, elas podem ser mais simples, sem dispensar o charme e a elegância.

casamento-bem-casado

Os bem-casados ou saquinhos artesanais com amêndoas podem substituir as lembrancinhas. No caso do bem-casado, contrate uma doceira. Já nos saquinhos artesanais, você mesmo pode confeccioná-los com a ajuda das suas madrinhas. Compre amêndoas coloridas ou brancas e faça cartõezinhos personalizados. Saí bem mais em conta, viu?

Mesmo economizando é possível transformar o grande dia em algo muito especial e inesquecível! Tem mais ideias e sugestões? Conte para gente!

Share.

Leave A Reply